A função SOMA no Excel é uma das funções mais simples de se usar.
Vou demonstrar como inserir essa função de duas formas, mas antes, preciso que você digite a tabela abaixo:
Vamos a função agora.
Nas colunas B, C, D e E, temos os bimestres com as respectivas notas de cada materia. A coluna F está encarrega de guarda a soma dos bimestre.
Vamos observar a linha 2 dessa dessa tabela.
Para somar as notas bimestrais da materia de portugues eu vou usar a função SOMA.
Na coluna, na celula F2 vou digitar uma formula que irá somar do B2 ao E2.
Em Excel o sinal de ":" (dois pontos) quer dizer "ATÉ".
A formula acimar quer dizer que o Excel deve somar de B2 até E2.
Uma outra forma mais simples de resolver este calculo é atraves da opção AUTOSOMA. Selecione as celulas de B2 à E2 como na figura abaixo:
Se sua versão do Excel for a 2007 ou a 2010, as sua opções de MENU estaram em forma de GUIAS.
A primeira guia do Excel se chama PAGINA INICIAL no Excel 2010 e INICIO no Excel 2007. Clique nesta guia e observe que os comando são separados em GRUPOS. O nome de cada grupo aparece no rodapé das guias.
O grupo EDIÇÃO é o ultimo dessa guia. Localize um botão com o nome AUTOSOMA que possui esse simbolo:
Clique neste simbolo e verique que a soma dessa linha aconteceu sem a digitação da função SOMA.
A função SOMA nesse caso foi inserida da celula e esta somando as celulas selecionadas.
Gostou da dica? Poste algo aqui.
ResponderExcluir